Miguel Ângelo Ruiz - Compositor

Livro "Miguel Ângelo Ruiz - Vida e Obra Musical"

Autora: Maria Zuleika Ruiz

Capa do livro


Neste livro, transbordante de amor e veneração, Maria Zuleika Ruiz conta em detalhes a vida e obra de seu pai, o maestro Miguel Ângelo Ruiz. O livro reune fatos surpreendentes da vida do maestro documentados com inúmeras fotos, cartas, depoimentos e recortes de jornal. Imperdível!


LEIA O LIVRO




Recital de Composições de Miguel Ângelo Ruiz

Teatro da Fafil - 22/11/1980

Programa do Recital


Programa do Recital em homenagem ao maestro Miguel Ângelo Ruiz. Esse recital foi realizado no teatro da FAFIL no dia 22 de novembro de 1980, com a presença do maestro no auditório. Foi seguramente a maior homenagem que o maestro recebeu em vida, tributando-lhe o reconhecimento pela excelência de suas obras musicais. Foram apresentadas 12 composições do maestro, a maioria delas inéditas. O recital foi organizado pela maestrina Sonia Berriel com a colaboração de amigos e admiradores do maestro, e integrantes do Coral Arte Viva.

LEIA O PROGRAMA




O maestro Miguel Ângelo Ruiz é notícia!

Jornal da Cidade, Bauru - JC Cultura 18/10/2020

Página do JC Cultura


Sob a manchete "Bauru redescobre seu Chopin", o caderno JC Cultura do Jornal da Cidade de Bauru, edição de 18 de outubro de 2020, publica extensa reportagem sobre a redescoberta do extraordinário valor da obra musical do maestro Miguel Ângelo Ruiz, falecido em 1981.

Colocando suas composições no nível de gênios como Schumann, Chopin, Mendelssohn e Debussy, conclui que "o mundo precisa conhecer a história deste grande compositor e, princialmente, apreciar o seu belíssimo acervo".


LEIA O JC CULTURA




A Carteira de Músico Profissional do maestro
Miguel Ângelo Ruiz

Seu registro profissional foi feito na Ordem dos Músicos do Brasil,
Conselho Regional do Estado de São Paulo,
em 09/01/1962, no Gênero "Erudito"

Carteira Profissional



Recital de obras inéditas do maestro Miguel Ângelo Ruiz

Realizado dia 22/01/2021 no 22º Festival Música nas Montanhas


O Festival Música nas Montanhas, que acontece anualmente na cidade de Poços de Caldas, MG, apresentou no dia 22/01/2021 um Recital com 12 obras inéditas do maestro Miguel Ângelo Ruiz, para piano solo e violino e piano. A interpretação foi feita pelo DuoAR, formado pelo pianista Flávio Augusto e violinista Jean Reis.

Assista esse recital imperdível, em exibição permanente no Youtube.




Apresentação do "Batuque" de Miguel Ângelo Ruiz

2º FIMUB - Festival Internacional de Música de Bauru - 25/01/2020


Vídeo da apresentação da peça "Batuque", para piano e orquestra, de Miguel Ângelo Ruiz, gravado durante o Concerto de Encerramento do 2º FIMUB (Festival Internacional de Música de Bauru) no dia 25 de janeiro de 2020, no Teatro Municipal Celina Lourdes Alves Neves de Bauru. Esse concerto contou com a participação da Orquestra do 2º FIMUB formada pelos alunos e professores do FIMUB, sob a regência do maestro Jean Reis e solo do pianista Danilo Andrade.

Assista o vídeo gravado durante a apresentação dessa peça.




Maestro Miguel Ângelo Ruiz in Concert

Vídeo da peça "Voo da Garça" executada ao piano


O renomado pianista Flávio Augusto de Oliveira executa ao piano o Voo da Garça, uma obra-prima do maestro Miguel Ângelo Ruiz.

Referindo-se à excepcional qualidade desta obra musical, Flávio Augusto disse que "esta belíssima peça poderia ter sido escrita por Schumann, Chopin, Mendelssohn, Debussy".

Assista o vídeo gravado por Flávio Augusto de Oliveira.




A voz gravada do maestro Miguel Ângelo Ruiz

Gravações realizadas em novembro de 1980

Fita K7


Estes registros autênticos da voz do maestro Miguel Ângelo Ruiz foram gentilmente cedidos pela pianista Vera Silvia Grama Pompílio. Os áudios foram gravados originalmente em fita K7 durante um ensaio preparatório para o recital realizado no teatro da FAFIL no dia 22 de novembro de 1980. Esse ensaio aconteceu na residência do maestro, com a presença dele, seu neto André Luiz e a cantora Irani.

ÁUDIO Nº 1 – Comentários iniciais do maestro Ruiz. O scherzo "Pipito" (Maria Silvia) é executado ao piano por André Luiz, neto do maestro. A música "Alexandra - meditação" é tocada por André Luiz duas vezes, com comentários do maestro:

ÁUDIO Nº 2 – Comentários iniciais do maestro Ruiz. André Luiz, neto do maestro, executa ao piano 3 dos seus prelúdios: Prelúdio nº 1, Prelúdio nº 2 e Prelúdio nº 7, com comentários do maestro:

ÁUDIO Nº 3 – Comentários iniciais do maestro Ruiz. Em seguida, a cantora Irani interpreta o chorinho "Bilhete", acompanhada ao piano pelo maestro Ruiz:





Copyright © 2020 Curadoria do Acervo de Miguel Ângelo Ruiz. Todos os direitos reservados.